Resenha: Extraordinário - R. J Palacio




Título original: Wonder
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama
Páginas: 320


August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Resenha:

"A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força... Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

Extremamente emocionante, a narrativa de Extraordinário nos retrata, da forma mais ingênua possível, a maior realidade da população mundial: o preconceito.

Conhecemos Auggie, um garoto "não tão comum" de 10 anos e, honestamente, não conseguimos imaginá-lo aos nossos olhos. Ele se descreve, mas nos avisa que não conseguiremos imaginá-lo corretamente. Não por ser alguma criatura horrível, ou algo do gênero, mas, por ser, de alguma forma, difícil de imaginá-lo. Porém, quando conhecemo-os verdadeiramente, vemos o quão belo ele pode ser!
Auggie passa por várias transformações ao longo da vida,  porém, a mas difícil delas está por vir: Auggie vai estudar  em uma escola normal, com pessoas normais. Ao seu ver, não pode ser tão ruim, não é verdade? Por ser um mundo completamente diferente do que vivia, Auggie se percebe muito mais diferente do que pensava ser. Não é comum aos olhos de ninguém, e por isso as vezes se sente perdido. Mas quando menos imagina, sente-se de forma otimista, único em seu mundo, com um lugar só seu!
Quanto ao seu relacionamento com seus colegas de escola, Auggie vai, devagar, percebendo os valores que cada um da para ele, e, de certa forma, conquistando outros tipos de valores, de outras pessoas que ele nunca imaginava conseguir.
E em sua família, sempre se sentiu muito amado. Não apenas por ser especial, mas por ser muito amado por cada um deles. Seu relacionamento é lindo e extremamente amoroso. Sempre nos pegamos tocados por cada gesto de cada membro de sua família.


"Para mim, porém, sou apenas eu. Um garoto comum.
Mas, se quiserem me dar uma medalha por ser eu mesmo, tudo bem. Aceito. Não destrúí a Estrela da Morte nem nada parecido, mas consegui passar pelo quinto ano. E isso não é fácil, mesmo que você não seja eu." 



A forma como ele vê o mundo, e como o mundo é realmente, me fez derramar lágrimas várias vezes.

Quantas vezes não nos sentimos forçados a ser gentis com as pessoas, não porque queremos, mas porque precisamos ser? Porque é tão difícil ser gentil pelo simples fato de querer ser? O livro nos retrata, frisando muito bem o assunto, a dificuldade das pessoas aceitarem aquilo que não está nos padrões da sociedade. De como é difícil conviver com algo que não é comum, que não está no dia a dia de todas as pessoas. Admiro muito a iniciativa da autora por escrever, de uma forma maravilhosa e realista, esse tipo de situação. Encaixou perfeitamente tudo, ao meu ver, o que a gente não se cansa de ver no mundão em que vivemos.
Devemos ser mais gentis que o necessário.

Preceito de August Pullman:Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, por que todos nós vencemos o mundo. - Auggie.

O livro contém uma narrativa deliciosa, separando-o do ponto de vista de outros personagens importantes do livro. Os capítulos são curtos, acelerando o ritmo da leitura.
No meu ponto de vista, este com certeza entrará para 'as melhores leituras no ano'. Me ensinou muita coisa, mesmo que eu não me ache uma pessoa particularmente 'egoísta' nesse negócio de mundo nos padrões da sociedade etc.

Nota: 

17 comentários:

  1. Oi Amiga linda! *-*
    Acabei de ler sua resenha e só fiquei mais interessado nesse livro. Realmente parece ser um livro tocante e realista.
    Acredito que me emocionarei muito também.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Ow, eu chorei só de ler a resenha e os quotes, parece ser um livro muito bom, e marcante, emocionante *-* Aw. quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a tua resenha e só me deixou com mais vontade de ler esse livro...
    o problema é que não sei se vou consegui sabe? sou daquele tipo que chora até com a morte da formiguinha hahahaha
    Mas quando ler espero gostar tanto quanto você =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Tenho que confessar que foi a primeira resenha que me deixou realmente curiosa em ler o livro. Já estava na minha lista, mas depois de ler o post.. nhamyyy!
    Fiquei super curiosa em saber como "de fato" Auggie é. Sério mesmo, rs!

    Céus.. Mas tenho que ler em um bom momento. Se você chorou, imagina eu. Sim, eu choro MUITO com livros, hahaha!

    Adorei!
    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou curiosa para ler esse livro, não ansiosa demais, sua resenha me instigou bastante, achei a história muito interessante mas ele não foi pra listinha ainda, pelo menos não esse mês.
    Adorei os quotes escolhidos, mesmo que eu não tenha lido a obra esses trechos em mostraram bem o que esperar da leitura :)

    Beijão Jéssica \o
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/04/foto-correio-3-novo-conceito-again.html?showComment=1365134694733#c462917712556297065

    ResponderExcluir
  6. Oie linda, tudo bem ?
    Vi que você passou deixando seu carinho em meu blog e passei aqui para te visitar e gostei muito. Olha, eu vou seguir e te linkar, você poderia fazer o mesmo pelo meu blog ? Pode contar sempre com as minhas visitinhas =]

    Gostei muito daqui...Parabens. Beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parece ser ótimo, a resenha ficou perfeita! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  8. Essa é a segunda resenha do livro que vejo e ficou diferente da primeira.
    A sua me deixou com vontade mesmo, porque eu quero me emocionar mesmo com a história.
    Eu já comprei e to esperando chegar *-* vou preparar os lenços haha
    Beijos Jéssica!
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha! E é exatamente isso, a gentileza das pessoas poderia ser mais natural e menos forçada. Tiveram várias partes que tocaram meu coração e esse livro trouxeram ensinamentos muito proveitosos para minha vida.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  10. Todos só tem coisas boas a dizer sobre o livro! Até me arrependi de não ter comprado ele algumas semanas atrás, quando fui em uma livraria física! Talvez meu iPod o receba um dia ou outro...
    Amei a resenha!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Linda a tua resenha Jessica! Adorei!
    Eu não leio muitos livros deste tipo mas ele me chama a atenção, essas coisas sensíveis são tão animadoras e sei lá, ensinam tanto!!!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  12. Oie Linda, tudo bem ?
    Passando aqui para te chamar para ver as novidades em meu blog. Pois tem um monte de coisa bacana. E também pedir para que você siga o meu blog, pois já estou te retribuindo tá ? Espero que você e eu possamos ser boas amigas daqui pra frente =] beijinhos e tenha um ótimo final de semana.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Jéssica!

    Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro só pela sinopse, agora lendo sua esenha me deixou com mais vontade ainda!
    Sua resenha está muuuito linda, adoro livros que nos ensinam algo de bom, valores ainda mais nesse mundo onde as pessoas só pensam nelas mesmo!
    Com toda certeza entrou para a minha lista de desejados!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Aiii...to doida pra ler esse livro,
    Ganhei ele de presente esses dias do meu noivo.
    Com a sua resenha me deu mais curiosidade.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Só leio elogios a esse livro, por isso fiquei muito curiosa para ler, adoro histórias assim, que nos faz refletir, é tão importante.

    bjks

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu comprei esse livro por curiosidade e agora ele se tornou meu favorito *-*
    A leitura dele é maravilhosa e chorei varias vezes !
    Eu me apaixonei por cada um dos personagens e quando acabou eu senti falta deles e saber como foi o resto do ano letivo deles!
    Esta de parabens viiw ficou linda sua resenha *-*
    E caramba não em canso de falar com essa é uma capa simples pra um livro profundo neh ??
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser muito emocionante, mal posso esperar para ler!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!

O seu comentário é muito bem vindo e importante! Mas peço, por favor, que comente algo relacionado ao post, ou se quiser falar comigo, deixe um recado, mas nada de "estou seguindo, segue de volta"? Ou "Passa Lá?!" ... Comentários desse tipo não são bem vindos. Se você é blogueiro, eu te entendo, deixe o seu endereço na assinatura do comentário que com certeza vou te visitar, e vou seguir se achar legal, assim como quero que as pessoas façam aqui no Best, ok?! Seja um blogueiro consciente e respeite o meu trabalho. Conto com sua colaboração.

Obrigada!